A fondue, originalmente de queijo, é um prato tradicional da Suíça e tem diversas versões sobre sua criação. Registros mostram que a receita mais antiga foi escrita em um livro de receitas de Zurique, em 1699.
A história da fondue
Uma de suas versões conta que pastores suíços criaram a fondue como uma alternativa para os longos períodos longe de casa, quando precisavam de um alimento capaz de proporcionar bastante energia e que tivesse prazo de validade mais extenso.
Quem também aproveitava essas características da fondue na década de 1950 eram os soldados do exército suíço, que levaram a receita para suas casas.
Foi nessa mesma década, em 1956, que o prato ganhou fama, após ser incluído no cardápio do restaurante Chalet Suísse, em Nova Iorque, pelo chef de cozinha Conrad Egli. Ele ainda criou a versão doce, a fondue de chocolate, para ser servida como sobremesa.
Ideal para o inverno
Fondue combina com a estação porque é um prato servido bem quente. Associado a momentos mais aconchegantes, é recomendadíssimo para ser saboreado nas melhores companhias.
A versão salgada, com queijo, é ideal para ser servida com pedaços de pão, iscas de carne frita, batatinhas cozidas, tomate-cereja e linguiça calabresa.
Também pode ser usado para compor receitas deliciosas e surpreendentes.
No Caitá você encontra a Fondue Santa Clara, perfeita para criar refeições deliciosas. Harmonize suas criações com vinho branco ou espumante brut para agradar muitos paladares neste inverno.