A falta de hábitos de higiene era algo comum nos primórdios das civilizações, registros mostram que até o século XI os seres humanos comiam os alimentos com as mãos. E foi exatamente neste século que Domecio Salvo, membro da corte de Veneza, se casou com a princesa Teodora, de Bizâncio. Após o matrimônio, o casal foi viver sua vida conjugal e em seu enxoval, a princesa possuía um objeto com dois dentes pontudos, que servia para espetar os alimentos. Este foi considerado uns dos primeiros garfos do mundo.
Porém, no início o uso do garfinho era considerado um pecado, uma vez que acreditava-se que o alimento era fornecido por Deus, e devia ser comido com as mãos em sinal de respeito. Apenas no século XIX o costume de comer com garfos e colheres se popularizou.
Já a faca, que é considerada o tipo de talher mais antigo do mundo, acredita-se que foi criada teria pelo Homo erectus, que surgiu na Terra há 1,5 milhão de anos. Obviamente, no início, os primeiros modelos de faca eram simplesmente pedaços de objetos cortantes, mas a intenção de uso era a mesma que temos hoje. Na Idade do Bronze, por volta de 3000 a.C., a faca passou a ser feita com metal e começou a ser usada para descascar frutas.
A primeira vez que determinaram que os homens deveriam comer com talheres aconteceu em 1630, quando o cardeal francês Richelieu afirmou que cada homem tinha que ter um talher para ser usado à mesa.
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre esses objetos indispensáveis no dia a dia?