Será que você sabe quais são elas?
Bom, é importante dizer que hoje em dia você encontra grande variedade de frutas durante o ano todo. Isso só é permitido por causa da evolução no setor agrícola. Mas, o assunto de hoje é sobre as chamadas frutas da estação.
Você já deve ter reparado que algumas frutas aparecem mais no supermercado em épocas específicas, como por exemplo a bergamota (ou mexerica, como é conhecida em outras regiões do país) que naturalmente é colhida no mês de junho. Entre as várias opções disponíveis ao longo do ano, consumir frutas da estação traz uma série de vantagens, tanto para o nosso organismo quanto para o meio ambiente.
As frutas da estação são aquelas cultivadas naturalmente e colhidas no período em que estão em pleno desenvolvimento, de acordo com as condições climáticas ideais para cada espécie. Isso significa que elas são colhidas no momento em que atingem o máximo de sabor e nutrientes, garantindo uma experiência mais prazerosa para o paladar e um aporte nutricional mais completo para o nosso corpo. Por serem colhidas no momento adequado de maturação, essas frutas contêm uma concentração maior de vitaminas, minerais e antioxidantes. Esses compostos são importantes para fortalecer o sistema imunológico, proteger as células contra danos oxidativos, melhorar a digestão e proporcionar energia para as atividades do dia a dia.
No inverno temos frutas cítricas, como a laranja, a tangerina e o kiwi. Além disso, no mês de agosto você encontra com mais facilidade: banana-nanica, caju, carambola, laranja-pera, lima, maçã, mamão, bergamota e morango.
Lembre-se de manter uma dieta balanceada para uma vida mais saudável!