A autêntica receita do molho madeira é preparada, claro com um bom vinho da Ilha da Madeira
Popularizado ao ponto de ser encontrado em qualquer restaurante de buffet, o molho madeira já foi protagonista de pratos refinados da monarquia europeia. É considerada autêntica a receita preparada com um verdadeiro vinho da Ilha da Madeira, no sudoeste do litoral português. Tradicionalmente levava aipo, alho poró, cenoura e ervas adicionadas ao caldo de carne que era cozido por algumas horas. O vinho só entrava por último.
Desde que a fama se espalhou, a origem da receita gerou disputas sobre a sua autoria. O chef e mestre Luís Calmon, do Orbacco Espaço Gastronômico, em São Paulo, conta que, apesar de o principal ingrediente do molho vir de Portugal, o crédito à receita clássica deve ser dado aos ingleses.
Nas primeiras décadas de 1800, os ingleses ocuparam a ilha portuguesa em decorrência da Guerra Napoleônica (conflito militar entre a França e a Grã Bretanha). Durante esse tempo, dominaram tudo o que era produzido na região, inclusive o vinho fortificado, e começaram a adicioná-lo em bolos, carnes e outros preparos.
Possivelmente daí surgiu o molho de sabor adocicado e amadeirado, que harmoniza como poucos com o gosto da carne vermelha. O chef francês Pierre Franey, famoso pelos programas culinários que apresentou na TV, fez a seguinte versão do prato clássico. Veja aqui a receita do filé ao molho madeira.
Fonte: http://academiadacarnefriboi.globo.com/