Receitas para uma ceia de Natal completa

Receitas para uma ceia de Natal completa

Receitas para uma ceia de Natal completa

Para você Natal quer dizer casa cheia e mesa farta? Então para deixar essa ocasião inesquecível, vamos trazer receitas completas, com direto a entrada, salada, carne, risoto e massa e acompanhamentos.

Clique aqui para comprar os ingredientes dessa receita.

Entrada: Brusqueta com azeitonas pretas

Ingredientes
– Pão italiano: 1 unidade
– Bruschetta de azeitona preta: 1 pote pequeno
– Parmesão ralado: a gosto
– Azeite de oliva extra virgem: quanto baste

Modo de preparo
Corte o pão em fatias de 1 dedo de espessura e coloque em uma assadeira. Regue as fatias de pão com azeite de oliva extra virgem e asse em forno a 180º por 10 minutos. Retire do forno e passe uma camada generosa da pasta de azeitona preta, finalize com queijo parmesão ralado na hora. Sirva em seguida.

Salada: Salada de Batata Alemã

Ingredientes
– 1kg de batata asterix [aquela de casca rosa] – 4 a 6 ovos cozidos
– 1 potinho de iogurte natural integral não adoçado
– 100g de mostarda clara boa [descarte as hiper amarelas usadas no dia a dia e prefira as embalagens de vidro] – 1 cebola picadinha
– 1 xícara de cebolinha picadinha
– 1 xícara de picles de pepino picadinho [não é jabá, mas usa Hemmer, vai] – 1 colher de sopa de vinagre branco
– 1 colher de sopa da água da conserva do pepino
– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Descasque e corte as batatas em 4 e depois em fatias finas. Cozinhe as batatas em água com sal até que estejam cozidas, mas ainda firmes. Escorra a água e reserve as batatas. Enquanto as batatas cozinham, coloque as cebolas picadinhas já na tigela onde será servida a salada. Tempere com um pouco de sal para que a cebola fique menos rascante. Reserve. Corte os ovos cozidos de modo que a clara seja separada da gema.

Em uma tigela, prepare o “molho” da salada. Comece com as gemas cozidas e a mostarda, misture bem com um garfo até que fique uniforme. Acrescente então o iogurte, o vinagre, o picles e a água do picles. Misture bem. Tempere o molho com sal e pimenta do reino, preferencialmente moída na hora.

Coloque as batatas cozidas e as claras dos ovos na tigela grande e cubra com o molho. Misture bem para que cada parte de cada fatia de batata esteja coberta por esse molho amarelinho delicioso. Acrescente as cebolinhas e está pronto.

Carnes: Contra filé ao forno com Cebolas Caramelizadas

Ingredientes
– 1 peça de 1,2 kg de contra filé com a gordura
– 3 colheres de sopa de caldo líquido de carne (usei aquele da Maggi)
– 1/2 xícara de chá de água quente
– Pimenta-do-reino à gosto
– Sal à gosto
– Ramos de alecrim fresco
– 4 cebolas grandes descascadas e cortadas ao meio

Modo de preparo
Tempere a carne com 4 horas de antecedência com o sal, a pimenta e o caldo de carne. Pré-aqueça o forno a 200º. Disponha a peça do contra filé em uma assadeira com a gordura para baixo e cubra com papel alumínio.

Asse por 30 minutos e vire a carne com a gordura para cima. Retorne ao forno, reduza a temperatura do forno para 180º, asse por 2 horas e retire do forno. Arrume as cebolas em torno da carne, espalhe ramos de alecrim fresco por cima da carne e torne novamente ao forno, ainda coberta com o papel alumínio por mais 1 hora, abrindo de vez em quando e regando a carne com o caldo.

Quando perceber que a carne está assada retire o papel alumínio e deixe mais 10 minutos no forno médio para dourar. Fatie a carne na mesa. Sirva com arroz e purê de legumes, no meu caso foi de abóbora (1 abóbora japonesa pequena sem casca cozida e espremida, 2 batatas médias sem casca cozidas e espremidas, 2 dentes de alho picadinhos, sal à gosto, salsa fresca picadinha para polvilhar).

Risoto: Risoto de gorgonzola e amêndoas

Ingredientes
– 300g de arroz arbóreo
– 200 ml de vinho branco seco
– 150g de Gorgonzola (100g para mistura e 50g para decorar)
– 1 cebola pequena
– 2 dentes de alho
– 50g de amêndoas
– 1 colher bem cheia de manteiga
– Caldo de legumes
– Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Antes de começar a fazer o arroz, pique grosseiramente as amêndoas e toste-as levemente em uma frigideira antiaderente.

Reserve.Em uma panela, refogue a cebola e o alho picadinhos na manteiga, coloque o arroz, o sal e o vinho branco e vá mexendo até começar a soltar o amido, vá acrescentando o caldo aos poucos, sem deixar secar, mexendo sempre.

Fique atento ao tempo indicado pela embalagem do arroz.Dois minutinhos antes de desligar, acrescente o gorgonzola picado, acrescente mais caldo e mexa até o arroz chegar a uma consistência “al dente”. Desligue o fogo e chame a turma pra comer!

Na hora de servir, espalhe as amêndoas sobre o risoto e decore com uma pequena fatia de gorgonzola.

Acompanhamento: Farofa de Natal

Ingredientes
– 1 xícara de bacon em tirinhas
– 500g de farinha de mandioca Biju*
– 150g a 200g de manteiga (de 3/4 a 1 xícara)
– 1 xícara de damasco seco picado
– 1 xícara de amêndoas (inteiras ou em lascas)
– 1 maço de cebolinha picada
– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Esquente uma panela e cozinhe o bacon até dourar. Não precisa acrescentar óleo pois ele cozinhará na própria gordura do bacon. Retire o bacon e reserve.

Na mesma panela, usando a gordura que sobrou do bacon, acrescente a manteiga. Quando derreter, adicione a farinha de mandioca. Mexa bem e cozinhe por uns 5 minutos, o suficiente para a farofa ficar dourada. Enquanto cozinha, tempere com sal e pimenta-do-reino.

Com o fogo desligado, volte com o bacon para a panela, adicione todos os ingredientes restantes e misture. Está pronta a farofa!

Caitá Supermercados - E-commerce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *