As batatas foram um alimento essencial para povos de diversos países na antiguidade. Mas as batatas fritas só surgiram muito tempo depois, e com versões diferentes. Vamos dar uma olhadinha nessa história.
Uma delas, contado pelo historiador Belga, Jo Gerard, diz que a população pobre da Bélgica que costumava se alimentar de peixe frito, passou por um inverno rigoroso que congelou o rio e obrigou-os a buscar um novo alimento. Como o óleo já era usado para fritar o peixe, começaram a cortar batatas em tiras e fritar.
A Espanha também entra nessa briga alegando que as batatas fritas surgiram das Colônias do Novo Mundo, e que eles foram o primeiro país europeu a comer batata frita, geralmente acompanhado de peixe. O registro de batatas fritas na França, vem do livro Les Soupers de La Cour, de Menon, entre 1755 e 1758, onde se pode encontrar diversas receitas.
Mas, indiferente de qual é sua origem, o que mais sabemos é que ela virou uma paixão e hoje é amada por milhões de pessoas no mundo todo.
Fonte: Origem das Coisas, Wikipédia.