A incrível festa dos tomates: vem conhecer

A incrível festa dos tomates: vem conhecer

A incrível festa dos tomates: vem conhecer

O tomate é usado na culinária do mundo todo para preparar diferentes receitas. Mas tem gente que aproveita ele para se divertir de uma forma muito inusitada. Já ouviu falar da festa Tomatina?

Ela é realizada em agosto, na cidade de Buñol, em Valência, na Espanha e consiste no arremesso de tomates nas outras pessoas. Existem alguns relatos diferentes sobre o início dessa tradição. Um deles é de que a iniciativa tenha partido da Guloso, uma marca de polpa de tomate que estaria gravando um anúncio publicitário. Outra história, mais consistente, é a de que durante um desfile de Gigantes Y Cabezudos, jovens fingiram estar brigando e sua “munição” eram tomates que estavam próximos do local, depois daquele ano eles repetiram a façanha até o governo assumir e aumentar o evento.

Todo o ano são arremessados 120 toneladas de tomates maduros que precisam ser amassados antes de jogados para não machucar nenhum participante. Garrafas e outros objetos também são proibidos durante a brincadeira. Outra curiosidade, é que os tomates usados não são bons para o consumo, o que evita o desperdício de alimentos.
A festa inicia ao primeiro sinal e termina uma hora depois quando o segundo sinal é acionado e todos param de atirar tomates. A bagunça atrai milhares de turistas todos os anos. Que tal você ser o próximo a participar?

Fontes: Hypescience, Wikipédia, Cultura Espanhola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *