A história do baião de dois

A história do baião de dois

A história do baião de dois

O ‘Baião de Dois’ é um prato típico do Nordeste do Brasil, vindo do Ceará. É um preparado de arroz e feijão, usado prefencialmente o feijão de corda.

O nome “baião” deriva de uma dança típica, um ritmo musical que foi muito difundido por Luiz Gonzaga, que ficou conhecido nacionalmente como “O Rei do Baião”.

O Baião de Dois é um prato completo, ou seja, não precisa de acompanhamento. Para fazê-lo deve-se cozinhar o arroz no caldo do feijão já cozido e temperado, misturando o feijão cozido com o arroz na panela ainda no fogo, e depois de pronto adicionar.

Sua história remete aos tempos das grandes dificuldades do povo nordestino com as secas quando a comida era escassa e nada podia se estragar ou desperdiçar. Dessa forma, o povo uniu as sobras da cozinha, arroz e feijão com o pouco que tinha de carne seca e queijo de coalho, surgindo assim esse famoso prato da cozinha nordestina.
Com o passar do tempo as receitas foram sendo adaptadas e diversificadas.

Confira aqui como preparar o Baião de Dois:

Ingredientes

1/2 kg de feijão verde
1 paio cortado em rodelas
2 tabletes de caldo de carne
1 cebola ralada
1 dente de alho amassado
3 colheres (sopa) de óleo
1/2 colher (sopa) de coento picado
2 xícaras e 1/2 (chá) de arroz lavado e escorrido
150 g de queijo de coalho cortado em fatias finas

Modo de preparo

Deixe o feijão de molho um dia antes. No dia seguinte cozinhe o feião juntamente com o caldo de carne e 2,5 litros de água fria. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1 hora.

Em outra panela doure a cebola e o alho, no óleo. Junte o coento e o arroz e refogue bem. Acrescente o feijão já cozido, juntamente com o caldo. Misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar até que o arroz fique cozido, úmido e com consistência cremosa.

Cubra o arroz com as fatias de queijo.

Tampe a panela novamente e deixe que o vapor derreta o queijo.

Sirva acompanhado de carne-de-sol frita ou assada

blog_caita_ecommerce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *