Mandioquinha ou Batata Salsa?

Mandioquinha ou Batata Salsa?

Mandioquinha ou Batata Salsa?

Em cada região, essa raiz recebe um nome diferente: mandioquinha-salsa, batata baroa, batata salsa, batata fiuza, batata aipo, aipim branco, cenoura amarela e salsa.

Originária dos Andes, talvez seja a planta cultivada há mais tempo na América do Sul, cultivada há mais de 300 anos.

A batata salsa é considerada um alimento essencial e indispensável em países como Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, e principalmente o Peru, que é a “terra mãe” da batata. A batata salsa é um alimento essencialmente energético e também é muito consumida aqui no Brasil.

Históricos mostram que foi em 1907 que a Sociedade de Agricultura trouxe as primeiras mudas para nosso país. Logo, a batata salsa estava sendo cultivada em todas as regiões do país e em cada uma ganhando um nome diferente. Em Minas Gerais, por exemplo, ela é chamada de cenoura amarela. Já no Rio de Janeiro, é conhecida por Batata Baroa.

A batata salsa é reconhecida e recomendada por nutricionistas como uma fonte de vitaminas e minerais. Entre as vitaminas, ressaltam-se as do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina e piridoxina) e a vitamina A. Entre os minerais, destacam-se o cálcio, o magnésio, o fósforo e o ferro.

O amido da batata salsa contém teores baixos de amilopectina e ausência total de fatores antinutricionais, o que lhe garante o título de alimento de fácil digestão.

Dicas de preparo

O uso da batata salsa é bastante variado. Pode ser consumido em forma de de caldinho, sopas, purê, creme e e etc. Por isso, com a chegada do inverno sua procura aumenta. Ela também vai serve muito bem como acompanhamentos de peixes, carnes, e outros legumes.

Ela ainda pode ser usada para o preparo de canjas, pães, bolos, bolinhos, suflês, purês, nhoque, “papinha” para alimentação de bebe, saladas frias e maionese. Também substitui a batata na forma de “chip” ou palha.

Separamos uma receita muito simples e deliciosa de purê de batata salsa. Confira!

caita_supermercados_batata_salsa_imagem01

Purê de batata salsa

Ingredientes
– 3 batatinhas salsa cortadas em rodelas
– 1 colher de sopa de requeijão
– 1 copo americano de leite
– 1 dente alho
– 1 fio de azeite
– tempero pronto a gosto
– queijo muçarela a gosto

Como preparar?
Refogue o alho, o tempero, coloque as batatinhas e cozinhe. Quando elas estiverem bem macias aperte com um garfo na panela mesmo, coloque o leite e deixe cozinha mais um pouco, não pare de mexer, depois coloque o requeijão e mexa cerca de 2 minutos.

Desligue o fogo e salpique o queijo muçarela por cima.

E aí, vamos para a cozinha? Aproveite as ofertas da fruteira do Caitá e prove mais essa receita.

Caitá Supermercados - E-commerce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *