Você já deve ter ouvido falar muitas coisas sobre o consumo de pão. Está na moda dizer que ele é o inimigo número 1 da balança e deve ser banido dos cardápios que têm reeducação alimentar ou emagrecimento como finalidades. Mas muitos especialistas contestam essa crença.
O que é unanimidade quando o assunto é o pão é que se trata de um dos alimentos preferidos dos brasileiros. A boa notícia é que ele não precisa ser banido da alimentação. O que vale é moderar e fazer escolhas saudáveis. Tanto que os profissionais que defendem o equilíbrio costumam dizer que o pão não engorda, assim como a maçã não emagrece. Tudo vai depender das quantidades e das combinações.
Felizmente nos últimos tempos opções de pães é que não faltam no mercado. O pão branco ainda é o preferido, mas para quem possui restrições alimentares, alergias ou está em processo de emagrecimento há outras ofertasbem interessantes.
Conheça três tipos de pães
Pão integral – É uma ótima escolha porque faz parte do grupo dos carboidratos complexos. Isso significa que ele demora mais tempo para ser metabolizado no organismo, o que evita que uma grande quantidade de açúcar seja jogada na corrente sanguínea ao mesmo tempo. Consequentemente, a sensação de saciedade vai durar por mais tempo. Para um pão ser integral, ele deve ser preparado com farinha de trigo integral ou fibra de trigo/farelo de trigo.
Pão de linhaça –Os pães com sementes e vários tipos de grãos ganharam espaço na indústria da alimentação. Atualmente, é fácil encontrar essas opções nos supermercados. O pão com linhaça aumenta a saciedade, é fonte de fibras e fornece ômegas 3 e 6, que estão presentes nas sementinhas.
A linhaça ainda é um agente antioxidante e acelera o metabolismo. Ela ajuda a recuperar a fadiga muscular e é uma boa opção para os lanches pré-treino. Lembrando que, como ocorre com todos os demais alimentos, sempre é importante adequar as quantidades e combinações.
Pão branco ou francês – É o mais popular na mesa dos brasileiros. Por ser feito com farinha de trigo refinada, é o que apresenta o maior índice glicêmico. Não é o mais indicado para quem preciso perder peso. É uma boa fonte de energia rápida. Para quem não possui restrições alimentares e está no peso ideal, não tem problema nenhum comer pão branco todos os dias.
Por que o pão é visto como o inimigo da balança?
Por ser um alimento rico em carboidratos, a principal fonte de energia para o organismo, o pão é taxado por muitos como vilão do emagrecimento. Isso porque o consumo exagerado vai elevar o índice glicêmico, quantidade de açúcar circulando no sangue, e se não for utilizada com atividades esse açúcar ficará armazenado no corpo em forma de gorduras.
Dependendo do tipo de pão e das opções adicionadas a ele, geleias, manteigas e outros doces, obviamente a quantidade de calorias vai ser ainda maior. Mas isso não é uma regra específica para o pão. Qualquer alimento consumido em exagero pode ter o efeito de aumento do peso. Por isso,o que vale mesmo é conhecer as necessidades do cada organismo e ter equilíbrio nas escolhas.