Pão pode fazer parte de um cardápio saudável

Pão pode fazer parte de um cardápio saudável

Pão pode fazer parte de um cardápio saudável

Você já deve ter ouvido falar muitas coisas sobre o consumo de pão. Está na moda dizer que ele é o inimigo número 1 da balança e deve ser banido dos cardápios que têm reeducação alimentar ou emagrecimento como finalidades. Mas muitos especialistas contestam essa crença.

O que é unanimidade quando o assunto é o pão é que se trata de um dos alimentos preferidos dos brasileiros. A boa notícia é que ele não precisa ser banido da alimentação. O que vale é moderar e fazer escolhas saudáveis. Tanto que os profissionais que defendem o equilíbrio costumam dizer que o pão não engorda, assim como a maçã não emagrece. Tudo vai depender das quantidades e das combinações.

Felizmente nos últimos tempos opções de pães é que não faltam no mercado. O pão branco ainda é o preferido, mas para quem possui restrições alimentares, alergias ou está em processo de emagrecimento há outras ofertasbem interessantes.

Conheça três tipos de pães

Pão integral – É uma ótima escolha porque faz parte do grupo dos carboidratos complexos. Isso significa que ele demora mais tempo para ser metabolizado no organismo, o que evita que uma grande quantidade de açúcar seja jogada na corrente sanguínea ao mesmo tempo. Consequentemente, a sensação de saciedade vai durar por mais tempo. Para um pão ser integral, ele deve ser preparado com farinha de trigo integral ou fibra de trigo/farelo de trigo.

Pão de linhaça –Os pães com sementes e vários tipos de grãos ganharam espaço na indústria da alimentação. Atualmente, é fácil encontrar essas opções nos supermercados. O pão com linhaça aumenta a saciedade, é fonte de fibras e fornece ômegas 3 e 6, que estão presentes nas sementinhas.

A linhaça ainda é um agente antioxidante e acelera o metabolismo. Ela ajuda a recuperar a fadiga muscular e é uma boa opção para os lanches pré-treino. Lembrando que, como ocorre com todos os demais alimentos, sempre é importante adequar as quantidades e combinações.

Pão branco ou francês – É o mais popular na mesa dos brasileiros. Por ser feito com farinha de trigo refinada, é o que apresenta o maior índice glicêmico. Não é o mais indicado para quem preciso perder peso. É uma boa fonte de energia rápida. Para quem não possui restrições alimentares e está no peso ideal, não tem problema nenhum comer pão branco todos os dias.

Por que o pão é visto como o inimigo da balança?

Por ser um alimento rico em carboidratos, a principal fonte de energia para o organismo, o pão é taxado por muitos como vilão do emagrecimento. Isso porque o consumo exagerado vai elevar o índice glicêmico, quantidade de açúcar circulando no sangue, e se não for utilizada com atividades esse açúcar ficará armazenado no corpo em forma de gorduras.

Dependendo do tipo de pão e das opções adicionadas a ele, geleias, manteigas e outros doces, obviamente a quantidade de calorias vai ser ainda maior. Mas isso não é uma regra específica para o pão. Qualquer alimento consumido em exagero pode ter o efeito de aumento do peso. Por isso,o que vale mesmo é conhecer as necessidades do cada organismo e ter equilíbrio nas escolhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *