Aprenda o significado das medalhas dos vinhos

Aprenda o significado das medalhas dos vinhos

Aprenda o significado das medalhas dos vinhos

Você é daqueles que chega à adega de vinhos, olha para os rótulos e fica imaginando qual é a melhor opção? Chama a sua atenção as medalhas que estão em destaque em muitas garrafas? Ou você pensa que o melhor vinho é aquele que tem o preço mais alto?

O sommelier da rede Caitá de Supermercados, Vinícius Franco de Abreu, explica que a medalha é um bom indicativo de qualidade, principalmente para quem não conhece muito de vinhos. Mas alerta que o fato de existir uma medalha no rótulo não significa que o vinho é o melhor. “Pode ter um produto até superior, que não tem medalhas simplesmente porque não participou do mesmo concurso”, pontua.

Abreu diz que o primeiro passo para fazer uma avaliação correta da importância da medalha é conhecer o concurso que a vinícola participou. Cada premiação tem exigências diferentes e é destinada a determinados tipos de vinhos.

Compre os melhores vinhos sem sair de casa.

Principais concursos de vinhos

Os concursos de vinhos são realizados no mundo todo. O júri geralmente é formado por profissionais master of wine e master sommelier, experts da indústria do vinho a blogueiros e imprensa especializada. Saiba quais são os concursos mais importantes:

– Decanter World Wine Awards (Inglaterra);
– Vinalies Internationales (França);
– Effervescents Du Monde (França);
– Tannat Al Mundo (Uruguai);
– Catador (Chile);
– Mondial de Bruxellas (Suíça);
– Citadelles Du Vin (França);
– Descorchados (Chile);
– Revista Wine Spectator.

O vinho que recebeu medalha é diferente?

Qualquer vinícola que tenha o vinho devidamente registrado no país de origem pode participar dos concursos. O sommelier do Caitá destaca que na prática um vinho condecorado com uma medalha não tem uma fórmula diferente. “O que muda é que ele tem a opinião de um profissional do setor. Isso favorece bastante na decisão de compra dos consumidores, que confiam mais na qualidade daquela garrafa”, ressalta.

Na interpretação de muitas pessoas a medalha é sinônimo de qualidade, mas isso não é regra. Quando se fala de bebidas é importante lembrar que o gosto é algo bem pessoal. Isso significa que nem sempre o produto premiado vai ser a opção que mais irá agradar ao consumidor.

Abreu alerta que os consumidores que gostam de estudar sobre vinho também devem prestar atenção às datas das premiações. Algumas vinícolas foram premiadas há bastante tempo e mantêm a medalha no rótulo. Também há casos em que a empresa ganha premiações, que não são específicas do vinho engarrafado. Por isso é importante a dica de se informar sobre a medalha que está no rótulo e não escolher apenas pela simbologia que ela carrega.

Conheça alguns rótulos premiado e compre sem sair de casa

– Mosquita Muerta
– Sapo de Otro Pozo
– Perro Callejero
– Tannat Amat
– Perez Cruz
– Luigi Bosca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *