Aprenda a diferenciar os espumantes

Aprenda a diferenciar os espumantes

Aprenda a diferenciar os espumantes

Natal e fim de ano estão chegando e você já deve estar de olho nas bebidas para acompanhar a ceia ou brindar a chegada de 2021. É neste momento que surge aquela dúvida. Qual espumante devo levar para casa? É melhor observar o rótulo, a cor ou o preço?

O sommelier da rede Caitá Supermercados, Vinícius Franco de Abreu, vai lhe ajudar a entender o que significam as principais informações que estão especificadas nos rótulos. O básico é saber a diferença entre moscatel, demi-sec, brut, extra brut e nature (veja a tabela abaixo). Essas palavrinhas que aparecem em evidência nas garrafas trazem a informação dos níveis de açúcar do espumante.

Confira as opções de espumantes do Caitá

Abreu explica que o moscatel é uma bebida mais doce e lembra o aroma da própria fruta. “É como se estivesse cheirando o cacho da uva, com umas notas de aromas florais. Eles também têm bastante frescor”, detalha.

As opções demi-sec, brut e extra brut possuem menos açúcar e apresentam mais acidez. O sommelier do Caitá ressalta que eles combinam super bem durante a ceia de Natal ou Ano Novo, porque a acidez da bebida limpa as papilas gustativas e ajuda a sentir com mais intensidade o sabor da comida. Neste caso, o moscatel é mais indicado para acompanhar a sobremesa.

O espumante nature é o único que não possui licor de expedição (solução composta de vinho base e açúcar, que defini o nível de doçura da bebida). Nos demais a dosagem depende do estilo de produção e dos índices preconizados pela legislação. Não é simplesmente adicionar açúcar como se faz em um suco ou café, por exemplo. Há uma técnica específica para isso. “O nature é o mais gastronômico”, afirma Abreu.

Defina o seu estilo

As dicas do sommelier da rede Caitá Supermercados são importantes para que você saiba que o preço e a cor dos rótulos não são as únicas diferenças entres os espumantes. Mas o mais interessante é definir o seu próprio estilo e gosto. Se você gosta de doce, por exemplo, não é pecado escolher o moscatel para a ceia ou o nature para a sobremessa. O fundamental é que você saiba o que está levando para casa.

Compre o espumante para a sua ceia sem sair de casa

Índices de açúcar do espumante brasileiro

Moscatel: mais de 60 gramas por litro

Demi-sec: entre 20 e 60 gramas por litro

Brut: entre 8 e 15 gramas por litro

Extra Brut: entre 3 e 8 gramas por litro

Nature: até 3 gramas por litro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *