Dicas de Risoto

Dicas de Risoto

Dicas de Risoto

Risoto é aquele prato versátil. Dos mais simples ao mais sofisticado a verdade é uma só: ele agrada a todos os paladares. Isso porque pode ser feito com os mais diversos ingredientes, seja com carnes, vegetais ou frutos do mar.

A origem do risoto não é comprovada. A versão mais conhecida de que os grãos de arroz foram inseridos na cultura italiana e espanhola através dos árabes durante a Idade Média. A umidade do mediterrâneo era ideal para o cultivo do grão que explodiu entre os mais ricos, pois na época o preço do arroz era altíssimo.

Algumas sugestões de risotos já foram dadas aqui em nosso blog. Clique aqui para conferir.

Mas como são inúmeras as receitas, confira abaixo mais essas dicas.

caita_receita_risoto de camarao_blog

RISOTO DE CAMARÃO

INGREDIENTES
– 400 g de camarão cinza limpo
– 3 xícaras (chá) de arroz branco
– 1 cubo de caldo de camarão
– 1/2 xícara (chá) de pimentão verde cortado em cubos pequenos
– 1 tomate sem semente cortado em cubos pequenos
– cheiro-verde picado
– 2 colheres de extrato de tomate
– 2 dentes de alho
– 1 colher (sopa) de azeite
– sal
– 1/2 limão

MODO DE PREPARO
Tempere o camarão com limão e sal, reserve por 10 minutos.

Enquanto isso, faça o arroz, fritando-o muito bem. Em seguida, coloque água em uma panela, o suficiente para cobrir o arroz (sobrando uns 2 centímetros a mais do que o arroz no fundo da panela). Coloque pouco sal, pois o molho do camarão levará o cubo de caldo de camarão. Cozinhe em fogo baixo até que toda água seque. Retire do fogo e deixe a tampa da panela aberta (para o arroz não passar do ponto).

Em uma frigideira grande, que caiba todo o camarão, doure o alho e coloque todo o camarão sem o suco do limão.

Junte o tomate, o pimentão, o cheiro-verde, o extrato de tomate e o cubo de caldo de camarão. Adicione um pouco de água, para que tenha molho suficiente para encobrir o camarão na frigideira. Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos.

Enquanto isso, retire o arroz e coloque-o em um recipiente de cerâmica ou vidro, solte-o bastante com o garfo. Junte o molho do camarão e misture, usando em uma das mãos um garfo, e em outra mão uma colher.
Decore com camarões grelhados e coentro, sirva bem quente!

Você sabia que no Caitá encontra todos os ingredientes para suas receitas? Acesse nosso e-commerce e confira. Clique aqui!

caita_receita_risoto de shitake_blog

RISOTO DE SHITAKE

INGREDIENTES
– 1 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli
– 1 cebola pequena picada
– 1/2 taça pequena de vinho branco
– 3 cubos de caldo de legumes
– 1 colher de sopa de azeite de oliva
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 1/2 xícara de queijo gorgonzola
– 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
– 1 embalagem de cogumelos shitake (100 ou 150 g, depende se quer um risoto mais recheado)

MODO DE PREPARO
Corte o shitake em fatias laminadas depois de bem limpo.

Prepare o caldo de legumes: 1 litro e 1/2 de água fervente para os 3 cubos de caldo. Mantenha este caldo no fogo baixo durante a preparação do prato. Inicie fritando a cebola em 1 colher de azeite e 1 de manteiga.

Quando começar a dourar jogue o cogumelo e refogue um pouco.Em seguida, jogue a xícara de arroz, sem lavar. Refogue um pouco e jogue o vinho branco por cima deste refogado. Mexa bem, quando evaporar o vinho comece a jogar o caldo de legumes, com uma concha grande jogue o caldo sem deixar o arroz secar, mexendo sempre com uma colher de pau.

É importante mexer sempre para que o arroz italiano solte o amido que vai dar o ponto de risoto. Continue mexendo e jogando o caldo, experimente de vez em quando para verificar o ponto do arroz.

Ele estará no ponto quando estiver passando do ponto “al dente” , o risoto estará parecendo uma canjica quente. Quando chegar neste ponto, desligue o fogo, jogue o queijo gorgonzola, o restante da manteiga e o queijo parmesão.

Misture tudo muito bem, até derreter a manteiga e os queijos.

Confira aqui o arroz ideal para o prepara do seu risoto. Clique aqui!

caita_receita_risoto de gorgonzola_blog

RISOTO DE GORGONZOLA COM SALAMINHO E ESPINAFRE

INGREDIENTES
– 1 cebola grande picadinha
– 1 taça de vinho branco
– 2 tabletes de caldo de legumes
– 150 g de queijo gorgonzola
– Salaminho picado a gosto
– Espinafre a gosto
– 2 xícaras de arroz arbóreo

MODO DE PREPARO
Em uma panela, esquente 1 litro de água com os 2 tabletes de caldo de legumes.

Em outra com água, cozinhe o espinafre. Refogue em outra panela a cebola cortada bem pequenininha com a taça de vinho branco.

Jogue o arroz e mexa sem parar. Quando começar a secar, coloque uma concha do caldo de legumes, repita isso até o arroz ficar no ponto (nem muito mole, nem muito duro). Não precisa usar todo o caldo de legumes, use até você conseguir o ponto do arroz.

Caso o caldo seja insuficiente, é só acrescentar mais água. Antes da sua última concha de caldo de legumes acrescente o salaminho e o espinafre. Quando o risoto estiver cremoso, acrescente o queijo picado, misture e sirva com rodelas de salaminho e um fio de azeite em volta do prato.

Atenção: Os queijos são salgados, logo a receita não precisa de sal. Por isso é importante ir provando e verificar se será necessário acrescentar se sentir a necessidade.

Caitá Supermercados - E-commerce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *