Já pensou em como surgiu a famosa sopa?

Já pensou em como surgiu a famosa sopa?

Já pensou em como surgiu a famosa sopa?

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Ela faz parte dos hábitos alimentares da maioria dos brasileiros. Quem vive nas regiões mais frias do país, a exemplo do Sul, não passa o inverno sem uma boa sopa. Receitas para prepará-la é o que não faltam. Pode ser de agnoline, legumes, carne, caldos ou o que você mais gostar. O que importa é ter um alimento saboroso para nutrir e aquecer.

Você já parou para pensar como surgiu a sopa que tanto amamos? Certamente não foi com a receita da sua a avó! A origem é bem mais antiga, dos tempos da pré-história, antes mesmo da descoberta do fogo. Ela pode ter surgido como alternativa para amaciar carnes e vegetais mais duras. Tem lógica, né? Também há explicações para a origem da sopa que contam que ela teria surgido em regiões vulcânicas, onde se formavam poças de água quente.

A explicação etimológica para a palavra sopa também é bem bacana, e tem bastante relação com o significado que atribuímos ao alimento. Ela vem do sânscrito em que o sû significa bem e pô alimentar. Por essa linha, sopa significaria “bem alimentar”. Outras vertentes apontam que a palavra, criada na idade média, deriva do germânico suppa, que é pedaço de pão embebido em um líquido.

Sopa é janta?

Esse é um tema para quem adora uma polêmica. Afinal, sopa é ou não é janta? O que é consenso é que há diferença entre sopas e caldos. A primeira opção pode ser cozida com outros ingredientes, como macarrão, carnes, feijão e o outros. A segunda se resume a uma água bem temperada.

Os caldos podem servir como tempero em alimentos ou para o consumo pré-refeição, aquela entrada servida para aliviar a fome.  Se adicionar pedaços maiores de carnes, legumes ou vegetais, o caldo se torna uma sopa. Aí sim pode ser o prato principal. Entendeu a diferença?  Sopa pode ser janta, sim. Já o caldo fica apenas para a entrada.

Dicas de como fazer uma boa sopa

Usando ingredientes nutritivos, a sopa pode trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde. Veja as dicas:

  1. Evite excesso de creme de leite e queijos amarelos nas receitas mais cremosas. Também vale o alerta para o excesso de sal, especialmente para hipertensos ou portadores de doenças cardíacas;
  2. Na mesma linha, evite temperos, caldos e sopas industrializados, que costumam ter muito sódio em sua composição;
  3. Temperos naturais, como cebola, alho, salsa, manjericão, açafrão, pimenta etc., reforçam o sabor e ainda acrescentam antioxidantes, que ajudam na prevenção de várias doença;
  4. As sopas de verduras e legumes têm baixas calorias e são ricas em vitaminas e fibras. São perfeitas para um “detox” depois de exageros gastronômicos. Acrescidas de carne e algum carboidrato, dão maior sensação de saciedade;
  5. Optar pelas receitas com pedaços maiores, em vez dos cremes triturados no liquidificador, também traz mais saciedade e ainda preserva as fibras dos vegetais;
  6. Para ficar ainda mais saudável, experimente substituir os croutons e o parmesão do acompanhamento por sementes de girassol, abóbora ou gergelim;

 

Receita do dia

Para acompanhar um bom vinho e espantar o frio, selecionamos a tradicional receita de sopa que vai bem com tudo. Confira:
Ingredientes:
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– 400 g de músculo bovino, cortado em pedaços
– 1 cebola media, picada
– 2 dentes de alhos picados
– 2 litros de água quente
– 1 tablete de caldo de carne
– 2 cenouras raspadas e cortadas em cubinhos
– 2 batatas-doces descascadas e picadas
– 1 xícara de chá de vagem picada
– 1 xícara de chá de macarrão padre-nosso
– Sal a gosto.

Modo de preparo:
– Aqueça o azeite em uma panela e frite bem o músculo.
– Acrescente a cebola e o alho e frete rapidamente.
– Junte a água quente e o caldo de carne e deixe ferver.
– Adicione a cenoura, a batata – doce e a vagem.
– Quando os legumes, estiverem al dente, adicione o macarrão, misture e deixe-o cozinhar até que também esteja al dente. Acerte o sal.
– Sirva a seguir.

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