Oleaginosas: os grãos que oferecem saúde e ajudam a emagrecer

Oleaginosas: os grãos que oferecem saúde e ajudam a emagrecer

Oleaginosas: os grãos que oferecem saúde e ajudam a emagrecer

Os primeiros meses do ano são especiais para ajustar a alimentação e adotar mudanças no estilo de vida. É normal em janeiro e fevereiro querer compensar os exageros das festas de fim do ano. As oleaginosas podem ser importantes aliadas na alimentação de quem busca mais saúde e precisa perder peso.

Castanhas, nozes e amêndoas são as mais populares e fáceis de serem encontradas nos supermercados. Os grãos são fontes de gordura, sim, mas a diferença é que se trata de um alimento saudável e que garante saciedade por mais tempo. Uma dica valiosa para quem precisa emagrecer é escolher opções que vão retardar a necessidade de comer, como é o caso das oleaginosas.

Acesse nosso site e compre sem sair de casa.

Castanha-do-Pará

A castanha-do-Pará é uma excelente fonte de selênio, que é um mineral com alto poder antioxidante. Auxilia na prevenção do câncer, doenças cardiovasculares, melhora o sistema imunológico e favorece o funcionamento da tireoide.
A gordura presente nas castanhas é saudável e auxilia na redução do colesterol e prolonga a saciedade. É por isso que as castanhas estão presentes nas dietas de emagrecimento. Outros benefícios importantes são ômega 3, 6 e 9, proteínas e vitamina E.
O recomendado é consumir de duas a três unidades por dia, já que uma castanha-do-Pará possui em média 30 calorias. Ela pode estar presente nos lanches entre as refeições ou em receitas especiais.

Castanha-de-Cajú

É uma excelente fonte de gorduras boas, àquelas que atuam como defesa contra as doenças cardíacas. A castanha-de-cajú também é rica em minerais, que previnem a anemia e ajudam a melhorar a saúde da pele, unhas e cabelos. O consumo deve ser moderado, cerca de 30 gramas por dia.

Nozes

Famosa em recheios de bolo e sobremesas, as nozes não são ótimas apenas pelo delicioso sabor, mas também pelas propriedades nutricionais. As gorduras saudáveis presentes nas nozes ajudam a diminuir os níveis de (LDL) e a prevenir as doenças do coração. Ricas em ômega-3 também auxiliam no combate ao estresse e ansiedade.
As nozes podem ser opções práticas e saudáveis para os lanches entre as refeições maiores. Elas podem ser incluídas em receitas como pães, biscoitos e saladas.

Aprenda a fazer uma salada leve e saborosa, usando nozes

Amêndoas

Ajudar a manter a saúde dos ossos é um dos principais benefícios da amêndoa, por ser rica em zinco, cálcio e magnésio. O consumo moderado de amêndoas, assim como os demais grãos, auxilia na perda de peso por causa da saciedade prolongada, o que pode impedir a ingestão de alimentos não saudáveis.

Que tal um mix de grãos?

Se você gosta do sabor das oleaginosas e quer o benefício que elas proporcionam à sua saúde, pode optar pelo mix de grãos. Separe 30 gramas ou um punhado que preencha a “concha” da palma da sua mão e consuma diariamente.

Acesse nosso site e compre sem sair de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *