Pavê

Pavê

Pavê

Você já acompanhou aqui em nosso blog como preparar um Tender com Pêssego, uma ótima opção de receita para a sua ceia de Natal, agora chegou a hora de pensar na sobremesa.

Que tal preparar um delicioso pavê?
O doce é tradicional nas festividades de fim de ano e compõe muito bem a mesa na ceia de Natal.

História do pavê

Você sabia? O pavê é um doce de origem francesa. Seu nome surgiu da palavra pavage que em francês significa “pavimento”. Isso se deve pela forma em que a sobremesa é montada, com camadas de creme e biscoitos ou pedaços de bolo, lembrando o pavimento da construção civil.

Para ser mais específico, o pavê é um tipo de torta gelada tendo como base biscoitos, seja de champanhe ou maisena, ou ainda uma massa de bolo suave, que pode ser embebidas em sucos ou licores.

Como em vários pratos, o pavê sofre variações e cada pessoa pode dar o seu toque especial à receita. Assim, surgem as opções com frutas frescas ou em calda, chocolate, avelã, sorvete, etc.

caita_receita_pave_imagem

Pavê de Sorvete

No Brasil o pavê é tão famoso que já se tornou tradicional nas festas de fim de ano. A receita é tão comum quanto a expressão, sempre falada por alguém da família, quando o doce chega à mesa: é “pavê” ou pra comer?

Seguem duas opções de pavê pra você preparar, e comer, neste fim de ano. Você pode comprar aqui os ingredientes do seu pavê.

Pavê de Frutas

Ingredientes

– 1 lata de leite condensado
– 1 litro de leite
– 4 colheres (sopa) de amido de milho
– 2 gemas
– 1/2 xícara (chá) castanha-do-pará picada
– 3 xícaras (chá) de frutas picadas (da época)
– 200 g de pão-de-ló pronto

Modo de preparo

Dissolva o amido de milho em meio copo de leite. Depois, em uma panela, misture o leite condensado, o leite, o amido de milho dissolvido e as gemas. Leve ao fogo e mexe sem parar até engrossar. Misture a castanha-do-pará e deixe esfriar.

Em um refratário, coloque alternadamente uma camada de creme, uma camada de pão-de-ló e mais uma de creme. Leva à geladeira e, na hora de servir, finalize com uma camada de frutas.

Dica:
Em vez do pão-de-ló, pode-se usar bolos prontos com sabores variados.

Pavê com sorvete e doce de leite

Ingredientes

– 4 ovos
– 2 xícaras (chá) de açúcar
– 1 xícara (chá) de leite fervente
– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio

– 1 pote de doce de leite cremoso (250g)
– 1 pote de sorvete de creme (2 litros)

Modo de preparo

Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até dobrar de volume e formar um creme esbranquiçado. Adicione o leite, a farinha e o fermento. Bata rapidamente apenas para incorporar todos os ingredientes. Coloque a massa em uma assadeira grande untada com manteiga. Asse no forno preaquecido a 200°C durante cerca de 25 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e desenforme. Corte o bolo em cubos.

Montagem

Em uma fôrma grande de bolo inglês, alterne camadas de cubos de bolo, colheradas de doce de leite e de sorvete de creme. Bata a fôrma sobre uma superfície firme para que o sorvete de acomode. Cubra com filme plástico e leve ao freezer por 6 horas no mínimo. Desenforme na hora de servir.

Já está tudo preparado para a ceia de Natal? Não deixe de incluir o pavê na sua mesa neste fim de ano. Compre aqui os ingredientes e aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *